Imagem de um anúncio em sanca de trem no metrô de São Paulo

Vai anunciar no Metrô de São Paulo? Anote essas dicas!

Que o metrô de São Paulo possui uma circulação imensa, todo mundo sabe, afinal, são mais de 7,8 milhões de pessoas transportadas pelos trilhos todos os dias. Sendo assim, como podemos aproveitar ao máximo possível o potencial de mídia no metrô?

A escolha da linha, do formato de mídia, da quantidade de formatos, do período de exposição, tudo isso conta na hora de anunciar no metrô.

Mas como escolher o que é melhor? Separamos para você alguns dados para uma campanha de sucesso no metrô de São Paulo.

 

Dados sobre as linhas com mídia do metrô de São Paulo

O metrô paulistano possui seis linhas operantes, cinco delas com mídia (a linha 15-prata é a única sem, por enquanto), e com peculiaridades de público:

 

Linha 2-verde

Cerca de 49% dos usuários desta linha possui ensino superior completo. As estações Brigadeiro, Trianon MASP e Consolação pertencem a linha verde do metrô e cortam uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Av Paulista. Além disso, 20% dos usuários possui renda familiar entre 8 e 15 salários mínimos, de acordo com a pesquisa “Caracterização Socioeconômica dos Usuários e seus Hábitos de Viagem – 2016”, realizada pela gerência de operações do Metrô de São Paulo

 

Linha 1-azul

A linha de maior audiência possui 23 estações e conecta São Paulo de norte a sul. Segundo a mesma pesquisa referenciada no tópico anterior, 53% dos usuários tem entre 18 e 34 anos e, não muito atrás da linha verde, 43% de seus usuários possui ensino superior completo. A renda familiar gira em torno de 4 a 8 salários mínimos.

 

Linha 3-vermelha

É a linha mais movimentada do metrô. Diariamente, recebe 2,74 milhões de passageiros! 36% dos usuários possuem renda familiar entre 4 e 8 salários mínimos e mais da metade do público são mulheres (56%).

 

Linha 4-amarela

A linha privatizada da cidade conta com um público predominante da classe B e a maior porcentagem de usuários classe A (14%) entre as linhas do metrô, sem diferença significativa entre frequência de homens e mulheres.

 

Linha 5-lilás

Contando com 7 estações e com 525 mil passageiros por dia, a linha lilás possui conexão com a linha verde e está em expansão. Pouco mais da metade dos passageiros são mulheres (53%) e 57% dos usuários cursaram ensino superior.

 

Anuncie em trens e estações de metrô. Só em SP, são + de 5 milhões de passageiros/dia

 

As possibilidades de formatos

Certo, agora que você sabe um pouquinho sobre cada linha, como escolher o formato de mídia no metrô de São Paulo?

Tudo irá depender do seu objetivo! A peça mudará se você quiser impactar os usuários que frequentam uma determinada região, uma linha inteira ou mesmo uma estação de interligação.

 

Formatos estáticos

Você pode adesivar um vagão inteiro como a UNIJÁ fez. O metrô é um ótimo investimento para o setor de educação, que tende a investir muito em OOH, se você quiser saber o porquê, leia Por que o setor de educação é o que mais investe no Out-of-Home? 

 

Adesivação de Metrô UNIJÁ

 

Painéis fixos em estações de interligação como a Sé são ótimos para impactarmos usuários de duas linhas e maximizar a frequência. Painéis super também são uma boa escolha para campanhas com pelo menos dois meses de duração e no mínimo 4 painéis.

 

Painel no Metrô KISS

 

Já os painéis de escada são ótimos para artes sequenciais, quando um painel não é o suficiente para transmitir a sua ideia.

 

Painéis Escada Rolante do Metrô

 

E ainda há os painéis estáticos, que são perfeitos para promoções, principalmente com chamadas que utilizam códigos, facilitando a metrificação do resultado.

 

Painel Metrô Zauty

 

Formatos digitais

Também temos a possibilidade de impactar uma linha inteira e estar presente em todos os vagões desta linha. O circuito digital mistura informações úteis para a população com anúncios, atraindo a atenção dos usuários do metrô.

 

Painel Digital Metrô

 

Os diferentes períodos de veiculação

Os formatos do metrô paulistano tem períodos mínimos para veiculação. Em todas as linhas, exceto a amarela, a veiculação de formatos estáticos é de 28 dias, enquanto a dos estáticos da linha 4 é de 30 dias.

Sobre os formatos digitais, podemos veicular uma campanha de 7 dias sem problemas.

É importante lembrar que o tempo mínimo de veiculação frequentemente não é o suficiente para determinados objetivos de campanha, devendo ser avaliados caso a caso.

Ainda ficou com dúvida? Achou complicado? Se você não quer se preocupar com tudo isso, conheça a  NOALVO. Possuímos uma equipe de especialistas de mídia exterior que estão prontos para te enviar, sem compromisso, um planejamento incrível a partir do perfil, interesses e outros dados do seu público.