Ilustração de espaço de mídia em aeroporto

Mídia no Aeroporto: o que você deve saber?

Fazer publicidade em aeroporto consiste em anunciar em painéis estáticos e digitais, monitores, banners, adesivações e stands localizados em corredores, vias de acesso e saguões de aeroportos.

Seja em uma viagem a passeio com a família, num bate-volta a trabalho programado ou de última hora, os aeroportos são os locais ideais para atingir um público com maior poder aquisitivo em um momento forçado de espera.

Neste texto, vamos explorar as características desse meio, exemplos de formatos e cases para anunciar em aeroportos.

 

Grande circulação de passageiros

Os aeroportos brasileiros seguem batendo recordes de passageiros ano após ano.. Segundo a ANAC (Agência de Aviação Civil), em 2018, foram 117 milhões de pessoas transportadas entre vôos domésticos e internacionais, um aumento de 4% comparado a 2017.

Na pesquisa O Brasil que Voa, vê-se que pouco mais de um terço dos passageiros de voos internos (35%) possuem renda familiar entre 5 e 15 salários mínimos. 

No mesmo levantamento, você pode conferir que a maior parte do público (40%) possui de 31 a 45 anos.

Já as pessoas que viajam a trabalho ou estudo representam 49,2% do total de passageiros. 

A princípio, esses dados mostram que os aeroportos são ambientes frequentados por quem possui maior poder de consumo e com interesses de compra de maior valor agregado.

Um panorama local que reforça os dados desse tópico é o perfil do viajante da ponte aérea Rio – São Paulo. Em em 85% dos casos, são das classes A e B — entre eles, 70% são executivos.

 

Anuncie em aeroportos. Impacte pessoas com maior poder aquisitivo: 77% da audiência são das classes A/B

 

Momento de espera forçada

Quase 75% dos passageiros de voos domésticos chegam entre 1 e 3 horas de antecedência nos aeroportos. Essa média sobe para a faixa de 2 a 5 horas de espera nos voos internacionais.

Nesse tempo relativamente ocioso, o impacto da publicidade sobre os consumidores tende a ser maior. Mesmo que ele esteja a trabalho, naquele momento, ele estará em uma espera forçada e buscará coisas que o distraiam.  

Isso acontece forma similar nas propagandas em cinemas, já que há, de certa forma, um momento de espera pelo filme.

Na busca pela atenção dos consumidores, propagandas impactantes com mensagens claras e objetivas tendem a se destacar entre os viajantes. Uma pesquisa feita pelo instituto SITA, afirma que ao menos 85% das pessoas que estão no aeroporto gostam de ler ou ver algo interessante enquanto aguardam o pouso de sua aeronave.

As pessoas costumam utilizar bastante os seus celulares nesses momentos de espera. Por isso, desenvolva ações de marketing conjuntas com o digital, como retargeting por anúncios em redes sociais ou por push notifications após o impacto com o anúncio em um painel para se fazer presente em todas as telas usadas pelo público.

 

Proximidade com ponto de venda 

Em alguns casos, dependendo da mídia aeroportuária e da marca anunciante, pode haver um ponto de venda de fácil acesso para o público

Se considerarmos o tempo de espera e que boa parte das pessoas costumam fazer alguma compra nos aeroportos, essa pode ser uma oportunidade válida para gerar mais visitas à loja e mais vendas.

Em voos nacionais, 40% dos passageiros fizeram compras nos aeroportos. Em trajetos internacionais, 59% das pessoas compraram algo nas lojas nesses locais.

 

Os 12 aeroportos mais movimentados do Brasil

Separamos uma lista com os aeroportos que mais tiveram passageiros circulantes em 2018. Confira na tabela abaixo:

 

# Aeroporto Passageiros Cidade UF
1 Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos 41.231.834 São Paulo / Guarulhos SP
2 Aeroporto de São Paulo-Congonhas 21.636.043 São Paulo SP
3 Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek 17.542.883 Brasília DF
4 Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim-Galeão 14.826.283 Rio de Janeiro RJ
5 Aeroporto Internacional Tancredo Neves 10.256.169 Belo Horizonte / Confins MG
6 Aeroporto Santos Dumont 9.028.591 Rio de Janeiro RJ
7 Aeroporto Internacional de Viracopos 8.714.602 Campinas SP
8 Aeroporto Internacional dos Guararapes 8.280.263 Recife PE
9 Aeroporto Internacional Salgado Filho 8.105.795 Porto Alegre RS
10 Aeroporto Internacional Dep. Luís Eduardo Magalhães 7.709.417 Salvador BA
11 Aeroporto Internacional Pinto Martins 6.520.119 Fortaleza CE
12 Aeroporto Internacional Afonso Pena 6.187.554 Curitiba / São José dos Pinhais PR

Fonte: ANAC

 

Os principais formatos de mídia aeroportuária

Assim como em shoppings e estações de metrô, os aeroportos dispõem de diversas opções de formatos para anúncios.

Dentro dos aeroportos, as áreas de embarque e internas do desembarque são os locais mais buscados (os anúncios do Uber nesses espaços são bem comuns, inclusive). É possível também anunciar nos banheiros, entradas e corredores.

As áreas de check-in e desembarque internacional costumam ser mais procuradas para algumas campanhas específicas. Nesses locais, o anúncio pode ser segmentado de forma estratégica para quem está indo ou voltando de um outro país, que, em muitos casos, é de classe A ou A+.

Já os formatos de mídia aeroportuária vão desde painéis digitais, passando por painéis indoor, painéis estáticos em vias de acesso, grandes formatos, adesivações em elevadores, softs, até áreas promocionais com exposições de produtos.

Alguns exemplos de formatos que se destacam dentre as mídias presentes nestes locais são os carrinhos de bagagem, pois circulam o aeroporto todo, tanto no embarque como no desembarque, e a mídia de frente às esteiras de bagagem na área de desembarque nacional e internacional.

Do lado de fora dos aeroportos, em seus entornos, é possível investir em mídias exteriores, como em relógios de rua, abrigos de ônibus e outdoors.

 

Case de mídia em aeroporto

Foi notícia no jornal Diário de Pernambuco que o Parque de diversões Mirabilândia, localizado em Olinda, teve um aumento de 15% em seus visitantes de outros estados. Isso se deve, também, a ação feita na área de desembarque no aeroporto de Recife pela plataforma da NOALVO.

Abaixo, o texto do jornal e a foto da campanha, que fez o parque elevar o número de visitantes e ficar muito satisfeito com o retorno que a publicidade aeroportuária trouxe.

 

Destaque da campanha do parque de diversões Mirabilândia feita no Aeroporto de Recife no Diário de Pernambuco

Destaque da campanha feita no Aeroporto de Recife no Diário de Pernambuco

 

Foto de um dos painéis da campanha da Mirabilândia na área de desembarque do Aeroporto de Recife

Foto de um dos painéis da campanha na área de desembarque do Aeroporto de Recife

 

O próximo passo: começar a anunciar em aeroportos

Como vemos, a mídia aeroportuária é extremamente segmentada, que permite anunciar de forma criativa e direcionada para o público-alvo, sendo considerada uma das mais eficazes e seletivas formas de se anunciar.

Pensando em preço, saiba que, nos aeroportos mais movimentados (entenda-se nas maiores cidades), os valores podem parecer altos de cara, mas saiba que a maioria das veiculações duram 1 mês e atingem um público com um bom poder aquisitivo (isso sem contar o alto volume de impactos).

No entanto, há uma recomendação para quem quer fazer parte deste universo: atente-se ao que acontece no ritmo frenético dos aeroportos, visto que, muitas vezes, os espaços são disputadíssimos e alguns anunciantes chegam a reservá-los para mais de um ano de uso.

 

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