Ilustração de um espaço de mídia em elevador

Mídia em elevadores: um mercado que você deveria conhecer

A publicidade em elevadores é feita em monitores instalados em elevadores de prédios comerciais e residenciais. Os anúncios são em vídeos que duram de 10 a 30 segundos e que podem aparecer 24 horas por dia dependendo do edifício. Esse tipo de mídia também divide espaço com notícias atualizadas diariamente.

Você já pensou em anunciar dentro dos elevadores? Se ainda não teve essa ideia, você pode estar perdendo uma grande oportunidade de divulgar sua marca.

A mídia em elevador tem os maiores índices de atenção entre todos os segmentos da mídia Out-of-Home e atinge uma audiência cada vez mais difícil de ser impactada, que é o meio empresarial.

Neste texto, vamos falar sobre os benefícios da mídia em elevadores e como você pode bolar os melhores anúncios para esse meio.

 

Anuncie em elevadores residenciais e comerciais. Garanta um índice de atenção de 95%

 

Qual é a importância de anunciar nos monitores?

Este tipo mídia chegou ao mercado com a missão de transformar os elevadores em um novo veículo de mídia de massa, com alto de poder de segmentação.

A intenção era criar uma solução mais inteligente para elevar sua marca e chegar aos melhores resultados de forma ágil e inovadora.

Hoje, muito além dos elevadores de edifícios corporativos e residenciais e que a tornaram conhecida no mercado, as operações das redes de painéis digitais estão distribuídas, também, em outros ambientes.

Shopping centers, hotéis, universidades, academias e supermercados nas mais diversas cidades de todo o Brasil já tiram proveito dos monitores, gerando reconhecimento por alcançar os melhores resultados nos mais distintos segmentos.

 

Quais são as características da publicidade em elevadores?

 

Baixa penetração e alta segmentação

Por ser uma mídia indoor e restrita aos prédios, a penetração desse meio a nível nacional ainda é baixa. Ela chega somente a 9% da população, segundo uma estimativa divulgada pela Kantar Ibope Media.

Por outro lado, os anúncios em elevadores costumam ou podem ser muito bem segmentados. Afinal, a estrutura e a localização de cada edifício indicam muito sobre o seu público interno.

Por exemplo, monitores em elevadores de shoppings voltados para o público A e B vão, em tese, impactar as pessoas com maior poder aquisitivo.

Assim como as TVs em elevadores de prédios residenciais em áreas universitárias tendem a falar com o público mais jovem.

 

Índice de atenção elevado

Outro atributo relevante da mídia em elevadores é a sua baixa dispersão. Assim como a publicidade em cinemas (claro que em outra proporção), por operar em um espaço reduzido e fechado, não sobram muitas opções para as pessoas se distraírem. Ou seja, é difícil de evitar o conteúdos dos monitores.

Os principais veículos dessa categoria garantem algo em torno de 95% de índice de atenção entre a audiência impactada.

Os anúncios aparecem justamente naquele momento em que as pessoas não sabem o que fazer ou falar quando estão com estranhos no mesmo elevador.

 

Rotatividade dos anúncios

Não é só a público dos elevadores que é rotativo. Suas inserções acabam dividindo o espaço com notícias, informações de utilidade para os condôminos/transeuntes e com anúncios de outras empresas.

A duração de cada vídeo varia entre 10 e 30 segundos (a média do mercado é de 15s) e, dependendo do veículo, podem aparecer em intervalos de 2 a 9 minutos (a média do mercado é de 4m).

Mas o que ajuda a controlar a dispersão dos anúncios é o tempo de veiculação. O tempo mínimo é de 7 dias, fazendo com que seja muito difícil não obter uma boa frequência de impactos sobre as mesmas pessoas.

 

Mídia em monitor de elevador | Uso da programática em DOOH

 

Como usar os contextos desses anúncios a seu favor?

Na correria do dia a dia nos prédios comerciais e residenciais, as telas certamente atraem a atenção das pessoas. Os monitores levam conteúdo de altíssima qualidade com informação, cultura, entretenimento e, ainda, anúncios publicitários em tempo real. Assim, esse espaço se torna um ambiente de espera muito mais agradável.

Os elevadores são espaços ideais para passar uma mensagem rápida e significativa. Contudo, é importante lembrar que a média de tempo que uma pessoa fica em um elevador não é muito grande (sua audiência é rotativa). Logo, sua mensagem tem que ser clara e objetiva.

Isso faz com que promoções, avisos importantes, divulgação de marca e dicas informativas sejam bons conteúdos para que você utilize a TV Digital nos elevadores.

Mas, para isso, você precisa pensar no contexto de consumo do conteúdo.

Em elevadores residenciais, a tendência é que os usuários sejam mais expostos a essa mídia durante a manhã ou no final de tarde, justamente quando estão indo e voltando ao trabalho — isso, claro, em edifícios ocupados por mais famílias.

Nos conjuntos habitados por mais jovens, os contatos com os elevadores costumam ser mais noturnos (até em função de horários de universidades).

Já nos edifícios comerciais, é interessante se atentar ao fato de uma exposição maior nos horários de entrada, almoço e saída. 

Aliás, para anunciantes do setor de alimentação, como restaurantes, isso significa uma boa oportunidade de captar o público próximo ao horário de consumo.

Por fim, em shoppings, os anunciantes podem impactar os consumidores em momentos de alimentação, compras diversas, passeio e entretenimento (como em cinemas e teatros)

 

Quanto custa anunciar em elevadores?

A resposta é bem clichê, mas é a mais honesta possível: depende. Cada veículo define o seu preço de acordo com a finalidade do edifício (comercial ou residencial) e com as cidades.

Normalmente, os edifícios residenciais são mais baratos do que os comerciais. A vantagem do primeiro grupo é que a audiência é mais cativa do que no segundo grupo, que tendem a receber mais visitantes.

Em termos de valores, eles circulam aproximadamente entre R$ 90 a R$ 150, dependendo do veículo e da praça (cidade).

Mas é importante lembrar que há uma quantidade mínima de faces a ser contratada. Via de regra, tirando as exceções, os veículos normalmente delimitam um piso de 100 monitores contratados por semana. Portanto, por mais que uma face de monitor custe R$ 125, você deve considerar um investimento de, pelo menos, R$ 12.500.

 

Existem outros formatos de mídia em elevador?

Além dos monitores, outros formatos de mídia menos comuns também podem ser explorados, como a adesivação de portas, espelhos, torres e testeiras, envelopamento de  elevador panorâmico (como aqueles que correm nas comuns de shoppings) e display/cartaz interno.

 

Como faço para anunciar?

Com a NOALVO, você pode escolher os edifícios que mais fazem sentido para a sua campanha e, dessa forma, segmentar sua mensagem para os públicos com maior chance de consumir sua oferta.

Você e/ou sua agência só precisam cuidar da parte criativa. O restante é conosco, desde a compra de mídia, passando pela execução da campanha, até o checking dos anúncios.

Para saber mais, entre em contato conosco e, caso tenha interesse, faça um plano para iniciar sua campanha em elevadores.