Ilustração de um anúncio em uma estação de metrô

Metrô: Um modelo de mídia democrático e de grande impacto

Os anúncios em metrô são compostos por peças estáticas e digitais em trens, túneis, plataformas e em outros espaços das estações. Nessa categoria, englobam-se, também, a publicidade em trem e VLT.

Você sabe o quão importante é a mídia de metrô e como ela pode impactar o público que você quer atingir de diversas maneiras?

Esse modelo de mídia consegue atingir os mais variados tipos de público — tudo depende da estação, da linha, do formato publicitário e do produto, serviço ou ideia trabalhada na campanha.

Tomando a cidade de São Paulo como exemplo, que possui a maior estrutura metroviária do país, é notório que as diferentes linhas e estações que cruzam a cidade carregam diferentes parcelas da população.

Vamos entender isso melhor com alguns exemplos de segmentação de campanhas, vantagens de anunciar no metrô e modelos de peças publicitárias para essa mídia.

 

Anuncie em trens e estações de metrô. Só em SP, são + de 5 milhões de passageiros/dia

 

Entenda como direcionar sua publicidade no metrô

O metrô como mídia é muito massificado. Só em São Paulo, em Agosto de 2019, mais de 75 milhões de passageiros foram transportados

Trata-se de um universo muito amplo e que pode ser analisado por camadas, especialmente de acordo com o público que circula por determinadas linhas e estações.

Isso ajudará a ter um ponto de partida para segmentar melhor suas campanhas no metrô.

Um exemplo real que podemos perceber são os produtos de conceito de popular ou até mesmo aqueles que querem ser popularizados por algum período.

Eles geralmente publicam suas peças nos vagões ou estações da CPTM, na linha vermelha ou na linha lilás do metrô de São Paulo.

Isso acontece porque a maioria da população que pega umas dessas alternativas para voltar a suas residências são, em média, pessoas que frequentam muitos meios de transporte, passam muito tempo do seus dias neles e possuem uma renda familiar e individual média menor que nas outras linhas.

Já para as marcas que querem atingir um público-alvo mais restrito e teoricamente com maior renda, aconselha-se anunciar na linha verde, onde se localiza o maior centro comercial de São Paulo, a Avenida Paulista.

Outra opção seria a linha amarela, que corta por estações próximas de outros centros empresariais e com um público de maior poder aquisitivo, como Oscar Freire, Fradique Coutinho e Faria Lima.

 

Conheça a mídia que pode agradar gregos e troianos

Pensando ainda em publicidade, imagine que toda essa população tem acesso aos diversos modelos de mídia existentes nas plataformas e no interior do veículo no seu ir e vir do trabalho sempre.

Uma pesquisa do Instituto Ipsos Marplan para o Metrô de São Paulo apontou que 82% dos usuários possuem o hábito de olhar para os anúncios, sendo que 59% se lembram de alguma marca que viram.

Em suma, esse percentual de atenção é muito significativo. Se formos comparar com a quantidade de pessoas que podem ser atingidas com a mídia do metrô, o total chega a ser maior que a audiência de alguns canais de TV aberta.

 

Foto da estação Pinheiros do metrô de São Paulo. Os espaços estão tomados de gente

 

Por esse motivo, podemos afirmar que os anúncios no metrô podem agradar os mais distintos públicos e atingir o target ideal de acordo com o budget e a segmentação da campanha. Afinal, dentro dessa mídia, existem diversos modelos que podem ser adaptados aos mais diversificados produtos ou marcas, sejam eles classe A, B, C, D ou E.

 

Saiba as principais vantagens de anunciar no Metrô

  • Proximidade com o público alvo;
  • Grande visibilidade diurna e noturna;
  • Atinge diversas faixas etárias e classes sociais;
  • Excelente C.P.M. (custo por mil impactos);
  • Concentração de pessoas;
  • Poucas opções de distração;
  • Possibilidade de inserir formatos interativos, como QR Codes;
  • Oportunidade para se complementar ou se integrar com mobile marketing;
  • Grande fluxo diário de passageiros.

 

Conheça alguns modelos que podem ser usados na sua campanha

Na imagem abaixo, você vê alguns dos formatos que estão em nossa plataforma:

 

Foto de um anúncio em sanca de metrô

Sancas de trem

Foto de anúncio em painel dentro do trem de um metrô

Painéis de trem

Foto de um anúncio em painel indoor no metrô

Painéis indoor

 Foto de anúncio adesivado em estação de metrô

Adesivação

Foto de anúncio em adesivação de trem no metrô

Adesivação de trem

Foto de anúncio em monitor digital no metrô

Monitores digitais

 

Essa variedade de formatos ajuda a democratizar a entrada de anunciantes. Se você não tiver orçamento para bancar uma adesivação de trem, os anúncios em sancas podem ser mais acessíveis financeiramente.

Mas sempre leve em conta que pode haver uma quantidade mínima de painéis, sancas e monitores para contratar, assim como o período mínimo de veiculação (que costuma ser semanal para os circuitos digitais e mensal para os demais formatos).

Uma coisa é certa: independentemente do local que for anunciar e do público que você deseja atingir com sua publicidade, é necessário que sua campanha seja muito bem planejada e executada.

Para isso, você pode contar com a NOALVO, pois, em nossa plataforma, ajudamos você a escolher os locais e os formatos ideais para divulgar. Mais do que isso, negociamos o valor da mídia, tudo on-line de forma rápida e prática.

 

Foto de publicidade em adesivação de trem na linha 2-Verde do metrô de São Paulo

 

Se você gostou do que leu e quer saber mais, aproveite para assistir a gravação da nossa live: A Tecnologia no Out-of-Home. Nesse webinar, você verá como o OOH está se transformando com a inserção de novas ferramentas e dados.