Case Corello | Cinema | Mensagem de Feliz Natal

Case Corello: Como fazer parte do dia a dia do seu público?

As empresas que querem acompanhar o seu público-alvo em suas rotinas semanais terão muito o que aprender neste artigo.

Os monitores no metrô, em elevadores e em salões de beleza, assim como a divulgação em cinemas, podem desempenhar um papel fundamental, já que podem fazer parte tanto do dia a dia quanto dos momentos de lazer da sua audiência.

A Corello acreditou nessa combinação e no potencial do Out-of-Home para dar ascensão à sua marca.

 

Introdução

A Corello é uma marca com mais de 50 anos de história no segmento de moda. A empresa, adepta do conceito de fast fashion, conta com uma linha de sapatos, bolsas e acessórios pensados na mulher moderna. Seus produtos são fabricados prezando pelo conforto, atitude, design, bom acabamento, inovação e atualidade às tendências no mundo.

A empresa conta com operações tanto no e-commerce quanto em lojas físicas. Aliás, suas mais de 20 lojas estão presentes na capital paulista, na grande São Paulo, Campinas e Brasília.

 

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A história e o tamanho que a operação da Corello atingiu já consolidavam a marca em um mercado tão acirrado como o de moda. No entanto, ao lançar suas coleções de verão em 2018, ela decidiu investir no Out-of-Home e sair dos tradicionais anúncios em revistas especializadas.

Mas o que a Corello buscava com essa mudança, como os anúncios foram trabalhados e quais lições foram tiradas após a campanha?

 

Case Corello | Cinema | Giovanna Antonelli

 

Objetivos e desafios do cliente

A Corello, para dar continuidade às campanhas de lançamento de suas coleções sazonais, teve como foco a promoção da sua linha de cores e produtos focados no verão de 2019.

O projeto foi dividido em 3 etapas:

  • Coleção de verão lançada em agosto e setembro;
  • Alto verão em outubro e novembro
  • Entrada de Natal em dezembro

O objetivo era trazer mais visibilidade e ascensão à marca diante do seu público-alvo, basicamente composto por mulheres das classes B e C.

E esse também era um desafio, pois acreditava-se que esse público já não estava mais tão disposto a comprar as revistas de moda. Isso sem contar que a veiculação em publicações como a Vogue, por exemplo, costuma gerar um custo alto para os anunciantes. Logo, era preciso sair do beabá.

Diante desse cenário, novas alternativas foram buscadas para conversar mais com o público que a Corello queria atingir.

 

Soluções

A solução buscada, então, foi migrar as mídias usadas em suas campanhas para o Out-of-Home. Foram aproveitados espaços em salões de beleza, trens da linha 4-amarela do Metrô, elevadores de edifícios comerciais e em cinemas São Paulo-SP.

Com essa seleção, a Corello se adaptou mais ao estilo da mulher moderna para qual sua marca está voltada. Tratou-se de acompanhar esse público que transita entre sua casa, trabalho, estudos, momentos de lazer e de embelezamento, fazendo parte de suas jornadas diárias e semanais, além de fixar sua mensagem pela repetição.

 

Case Corello | Metrô

 

Além de não precisarem pagar para serem expostas à marca, como em uma revista de moda, o contato que esse público teve com os anúncios foi muito mais natural.

Pelo lado criativo, o uso de personalidades da TV foi mantido, só que, dessa vez, pensando mais em gerar identificação com o público-alvo. Por isso que a atriz Giovanna Antonelli foi selecionada para estrelar a campanha, já que carrega atributos da mulher moderna, que trabalha, é mãe e cuida bem do corpo.

Sendo assim, a conversa com o público estava bem montada. Havia exposição nos locais certos, a imagem de uma pessoa admirada pela audiência e uma mensagem com boa aceitação (indicações de coleções possuem baixa resistência com o público).

 

A escolha pela NOALVO

Como a ideia era levar os anúncios para mais de um veículo no Out-of-Home, uma das preocupações da Corello era ter que lidar com diversos fornecedores e contratos, o que geraria uma maior complexidade de negociação e veiculação.

Com a NOALVO e todo o seu inventário já mapeado, veio a oportunidade para o cliente simplificar e unificar todos esses processos.

Já no primeiro contato, outras qualidades foram reforçadas pela Corello, como o fato de contar com uma plataforma totalmente digital, inovadora e prática – isso sem contar o poder de negociação para redução de custos, a pessoalidade no atendimento e um rápido tempo de resposta do time NOALVO.

 

Resultados

De acordo com Roberta Papa (marketing da Corello), um retorno positivo da campanha foi notada na outra ponta da operação: na loja física:

“Aconteceu de vendedoras e gerentes de lojas relatarem que clientes que chegavam na loja comentavam sobre uma peça que acabara de ser vista no metrô ou no elevador.”

Mais do que gerar awareness no consumidor final, a campanha também passou a conversar com quem está na linha de frente das vendas nas lojas.

 

Case Corello | Cinema | Mensagem de Feliz Natal

 

Internamente, no âmbito estratégico do marketing, a aceitação foi tão boa quanto, segundo Roberta. Havia uma certa empolgação ou receptividade com a ideia de mudar o direcionamento dos investimentos em canais de ativação de marca.

Tratando-se de números da campanha, podemos destacar:

  • Com 11 edifícios comerciais diferentes nas duas primeiras etapas de campanha, os anúncios impactaram entre 28 e 45 mil pessoas, utilizando 60 monitores em média, durante 9 ou 10 dias;
  • Na segunda etapa da campanha (Alto verão), ao utilizar 720 painéis digitais de trens da linha 4 do metrô por 15 dias, foram feitas mais de 1.2 milhão de inserções;
  • Já nos salões de beleza, foram mais de 62 mil impactos em cada ciclo de 28 dias das etapas da campanha em 40 estabelecimentos diferentes.

Com esses números, fica mais claro entender a intenção de reforçar dar mais visibilidade à marca e fazer a Corello se conectar mais com a sua persona (a mulher moderna que tanto comentamos no começo deste case).

Se você gostou desse case e tem interesse em saber mais ou, quem sabe até, iniciar sua campanha com Out-of-Home, acesse nossa página especial para anúncios no metrô e entre em contato conosco.